Padroeira

Imagem Nossa SenhoraNossa Senhora da Saúde é fonte de grande devoção. Há muitos relatos de graças e bênçãos alcançadas por sua intercessão. Tradicionalmente, a devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início por volta do século XVI, em Portugal.

Com o avanço da peste bubônica, a população assistia, estarrecida, à morte de milhares de pessoas por dia. Assim, os portugueses começaram a organizar procissões em honra a Nossa Senhora da Saúde. A doença, aos poucos, foi regredindo e o povo passou a celebrar anualmente aquela a quem recorreram em busca da cura.

Assim também se deu em outros países, como a Itália. A cidade de Veneza abriga a Igreja Santa Maria dellaSalute, construída por volta de 1630 em agradecimento pelo fim da peste. Até hoje, os venezianos celebram, nesta igreja, uma grande festa no dia 21 de novembro.

Padroeira diocesana

Em 2007, o Papa Bento XVI aprovou o pedido do bispo diocesano de Colatina, dom Décio SossaiZandonade, e elevou Nossa Senhora da Saúde a padroeira diocesana. Assim como em Veneza, a grande festa acontece todos os anos em 21 de novembro. Milhares de fiéis, devotos e romeiros de todas as partes celebram no Santuário Diocesano,agradecendo por graças alcançadas e buscando a cura para os mais diversos tipos de males.